Campanha: Artesão Valorize-se!

Olá amorinhas, hoje venho compartilhar sobre a Campanha que esta sendo divulgada pelo Blog Divitae, a sobre a Valorização do Artesão Verdadeiro. 

Li e gostei, até porque como artesã defendo classe e os bons profissionais...

Vale a pena dar uma lida! 


Se você como Eu é um(a) artesão vamos nos valorizar e respeitar nossos consumidores !!!




 E se você é Consumidor dê valor ao Verdadeiro Artesão.





Boa Leitura e vamos a divulgação


O artesanato está sendo cada vez mais valorizado. Cada vez mais as pessoas se interessam por produtos feitos à mão… únicos!


Mas é um mercado bastante concorrido e, infelizmente, afim de manter-se nele, temos visto muitos artesãos se desvalorizando e, consequentemente, desvalorizando seu próprio trabalho.

A valorização do artesanato deve começar pelos próprios artesãos.

Veja exemplos do que estou falando:

Infelizmente existem muitos falsos artesãos por aí… Pessoas que não estão interessadas em produzir artesanato de qualidade, que não se importam com o consumidor, que mentem, que cometem plágio, que enganam…

Mas você, que trabalha duro todos os dias, que ama o que faz e se dedica pra valer tem o direito e o dever de combater a desvalorização do artesanato, começando por suas próprias atitudes.

* estude, profissionalize-se: o que você já faz com tanto amor e dedicação pode ficar ainda melhor com um curso novo ou com dedicação na gestão do seu pequeno negócio criativo, ainda que ele não seja formalizado

* seja honesto consigo mesmo: diante daquilo que precisa ser melhorado no seu trabalho

* seja honesto com seus clientes: não prometa aquilo que você não pode cumprir, entregue seus trabalhos dentro do prazo combinado, entregue um trabalho de qualidade

* aprenda a precificar seu trabalho. É um mito que o artesão não tem lucro com seu trabalho. Tem lucro sim! Pesquise e aprenda!

* não “passe a perna” em outros artesãos. Não copie trabalhos e nem roube fotos dos trabalhos de outros artesãos para vendê-los como sendo seus. Hoje em dia, temos muitos mecanismos de denúncias contra plágio.

* não critique o trabalho de outro artesão, principalmente em público. Cuide do seu!

* não entre na onda de fazer algo só porque você acha que tem muita gente fazendo e ganhando dinheiro… faça algo porque se identifica com aquilo!

SAIBA QUE:
Você nunca conseguirá reproduzir com exatidão o trabalho de outro artesão.

Algumas atitudes que demonstram falta de ética:

* entrar na página de um artesão, clicar na foto do trabalho dele e comentar algo como: “eu sei fazer isso” ou marcar o nome de uma pessoa e escrever algo como “fulana, eu quero que você faça um igual pra mim” é de uma falta de ética sem fim… se o artesão está expondo seus trabalhos é para divulgá-los e comercializá-los e não para te dar divulgação gratuita.

Aliás não entre na página de um artesão para fazer propaganda dos seus trabalhos. é muito feio!

* pedir para que o artesão forneça o molde de sua peça ou para que ele ensine a técnica que utilizou para criar um produto… E se o artesão diz não ele é divulgado de forma negativa.

Nenhum artesão é obrigado a ensinar a técnica que usa em seus trabalhos para ser legal. Tem artesão que ensina e tem artesão que não ensina. Respeite. Vá atrás sozinho.

Você que faz artesanato porque gosta, mas não comercializa ou não faz com compromisso porque o artesanato pra você é de fato um hobby ou terapia, entenda o seguinte:

* não critique o trabalho de um artesão se você nem ao menos conhece o produto dele

* não critique o preço que um artesão cobra por determinado trabalho, como já li por aí “um assalto”… esse é o trabalho dele e tem muitos fatores para serem levados em conta como por exemplo, anos de dedicação a uma arte.

E um aviso geral para nós, que também somos consumidores de artesanato: 

Vamos pesquisar a loja ou artesão de quem pretendemos comprar algo.

* Verifique se ele não rouba trabalhos de outros artesãos

* Se ele é honesto, cumpridor do que promete

* Se o trabalho dele é de qualidade

* Verifique as avaliações, os comentários…

* Desconfie de quem cobra muito barato por um trabalho. Pode ser que este artesão não saiba precificar seu produto, mas também pode ser que ele não tenha um trabalho de qualidade.


Isso ajudará a coibir a ação dos falsos artesãos!


Esta é uma campanha da Arte D’Casa em parceria com a Divitae.

Queremos ver um artesanato de qualidade feito por quem respeita sua arte, seus colegas de trabalho e seus clientes, crescendo mais e mais.


PARTICIPE!

Compartilhe a imagem da campanha: ajude-nos a melhorar cada vez mais a maneira como o artesanato é visto, mas mais do que isso, seja você mais um exemplo de ética e respeito entre os artesãos e os consumidores de artesanato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário